Cuidados do Rosto e Ordem de Aplicação #1

Existem imensos produtos de beleza de cuidados do rosto no mercado, são géis, leites, séruns etc etc etc

Chega a um ponto que já nem sabemos para que serve cada um e em que ordem os devemos aplicar, certo?

Por isso, como noto que esta coisa da ordem de aplicação dos produtos é algo em que muita gente tem dúvidas, decidi fazer um post a falar um pouco de cada um deles bem como em que ordem devem ser aplicados! Contudo como o assunto é extenso irei dividir por 3 posts. O de hoje falo sobre os vários produtos de limpeza, para a semana falarei dos séruns, hidratantes etc e o último será sobre os produtos de uso semanal.

cuidados do rosto

Água Micelar – Uma água de limpeza com micelas, que encapsulam a gordura e impurezas. Aplica-se com um algodão. Apesar de nas embalagens indicar que deverá ser utilizada como substituto do tónico, não é bem assim. Segundo informação que obtive de alguém que percebe mais destas coisas a nível científico que eu e que inclusive já trabalhou com uma marca de dermocosmética, devemos sim lavar o rosto após a utilização da água micelar. No mínimo passar com um algodão embebido em água. Pois acabamos sempre por ficar com produto no rosto e ora se o seu componente, as micelas, encapsulam a gordura e impurezas… parte delas continuarão no nosso rosto se não o lavarmos. Desse modo aconselho a água micelar como uma pré limpeza de manhã e/ou substituição do desmaquilhante à noite (caso uses maquilhagem mais leve).

Gel Micelar – Idêntico à água micelar, mas em gel. Podes colocar num algodão e passar no rosto ou aplicar diretamente com os dedos, fazer uma massagem e em seguida remover com um algodão. No meu caso uso à noite como desmaquilhagem e removo com a minha Bye Bye Panda Eyes embebida em água.

Óleo de Limpeza – Os óleos de limpeza estão cada vez mais em uso. São ótimos a desmaquilhar e bastante eficazes no tratamento e limpeza de pele oleosa, pois o óleo dissolve melhor a gordura. Claro que também vai depender do óleo escolhido. Existem imensos no mercado, cada um adequado a cada tipo de pele. Até há pouco tempo estive a utilizar o óleo de limpeza da linha de camomila da TBS e é super top! Este poderá ser utilizado a substituir o desmaquilhante de rosto, como pré limpeza ou até mesmo como substituto do gel.

No entanto deverás ter cuidado que nem todos os óleos são adequados à zona dos olhos, caso o uses para desmaquilhar o rosto. Se o óleo que usas não for adequado deverás usar também um desmaquilhante de olhos.

A nível de utilização, deves aplicar na palma da mão, esfregar para aquecer e depois massajar no rosto. Remove em seguida com um pano suave embebido em água morna.

O óleo deverá ser usado como primeiro passo da limpeza, ou seja antes do gel. No entanto não é necessariamente obrigatório usar gel de limpeza após o uso do óleo…desde que este seja bem limpo do rosto com água, basta apenas depois usar tónico para remover qualquer resíduo extra. Contudo mais uma vez vai depender do óleo e do tipo de pele.

Desmaquilhante – Tal como o nome indica serve para remover a maquilhagem! Pode ser líquido, cremoso, bifásico, em óleo…aplica-se normalmente com um disco de algodão. Devemos lavar o rosto após a utilização do mesmo.

Gel de Limpeza – Tal como o nome indica é o gel que usamos para lavar o rosto, deverá ser utilizado em primeiro lugar ou a seguir à água micelar/desmaquilhagente/óleo de limpeza. O que escolheres deverá ser adequado ao teu tipo de pele. Aconselho sem sulfatos, pois não são tão agressivos, não ressecam tanto e não causam desconforto caso a pele seja mais sensível.

Creme de Limpeza – Idêntico ao gel, mas em textura cremosa, não faz espuma e por norma não desidrata como pode acontecer com os géis de limpeza (devido ao sulfato presente na grande maioria pois é o que os faz fazer espuma, felizmente algumas marcas já lhe encontraram substituto).

Leite de Limpeza – Um creme branco que deverá ser aplicado com um disco de algodão. Costuma ser mais aconselhado a pele seca. Não necessita de água. Este é usado em substituição do gel/creme de limpeza.

Tónico – Aquele produto que é um intermédio. Ele quer faz parte da limpeza como complemento, quer já tem ingredientes que tratam a pele. Havia muito a ideia de que os tónicos equilibravam o PH da pele, contudo ao que parece nem todos tem esse “poder”. Apenas os mais ácidos que contém propriedades esfoliantes fazem isso. No entanto, mesmo os que não possuem esta característica são óptimos para ajudar a remover qualquer resíduo de sujidade ou maquilhagem que nos tenha escapado, evitando assim o aparecimento de poros obstruídos e pontos negros (principalmente no caso da pele oleosa).

Existem vários tónicos no mercado adequados a vários tipos de pele. Uns ajudam a matificar e fechar os poros, outros acalmam a pele…enfim uma panóplia de opções. Este deverá ser aplicado com um disco de algodão após a limpeza da pele. Podes usar dois tónicos diferentes se preferires, um para ajudar a remover melhor a sujidade da pele e outro com características mais calmantes que podes borrifar no rosto e deixar ficar lá o produto.

Espero que tenhas gostado do post, não te esqueças de comentar e fica atenta à parte 2 que sairá na próxima quarta-feira. Para não perderes nenhum post aqui no blog, convido a subscreveres pelo bloglovin. Podes subscrever aqui, ou se preferires dá like na página do facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This website uses to give you the best experience. Agree by clicking the 'Accept' button.