Hoje trago-te o último capítulo dos “Cuidados do Rosto e Ordem de Aplicação”. Vamos assim falar sobre os produtos de aplicação semanal e esporádica!

Spot Solution – São produtos de tratamento mais intensivos e de aplicação localizada. Normalmente as embalagens são bem pequenas, afinal não usamos tanta quantidade como os restantes produtos. Podes encontrar spot solution para o acne, aqueles que aplicas em cima da borbulha para secar mais rápido. Para as rugas, estes normalmente ajudam a disfarçar as rugas mais vincadas. Para manchas na pele, estes ajudam a aclarar a mancha. São produtos que se usam diariamente, alguns utilizam-se após a aplicação do hidratante, outros antes (na embalagem costuma dizer) e que usamos até ter o problema resolvido (com execução do das rugas, pois esse “problema” para resolver só com cirurgia).

Esfoliante – A sua função é eliminar as células mortas da pele deixando assim à mostra a pele nova, mais lisa e brilhante. Existem esfoliantes físicos e químicos. Os físicos têm umas partículas que actuam por fricção, enquanto que os químicos contém ingredientes ácidos que promovem a descamação da pele. Podem ser usados uma a duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele (essa indicação vem sempre na embalagem). Pele sensível deverá evitar estes produtos.

Máscaras – Tal como o esfoliante podem ser aplicadas uma ou duas vezes por semana, depende da máscara e do tipo de pele. São tratamentos mais intensivos, bastante concentradas em princípios activos. Apesar de actuarem mais à superfície da pele, este passo é igualmente importante na rotina de cuidados do rosto! O seu efeito também costuma ser mais imediato, sendo que costumamos ver logo melhorias na pele após a sua aplicação. Existem vários tipos de máscaras, desde hidratantes, máscaras que ajudam a controlar a oleosidade, etc … Antes da aplicação da base eu recomendo o uso de um esfoliante para eliminar as células mortas e assim favorecer a absorção dos ingredientes. Contudo caso a máscara tenha algum ingrediente, tal como ácido glicólico por exemplo, que faça esfoliação química à pele, deverás dispensar o esfoliante. Podes até usar duas máscaras diferentes no rosto, eu costumo usar uma máscara de limpeza que contém ácido salicílico, retiro e em seguida aplico uma máscara hidratante com ácido hialurónico (este ultimo ajuda a prevenir rugas). Podes até aplicar várias máscaras diferentes ao mesmo tempo, por exemplo na zona T aplicar uma para pele oleosa, e no restante rosto aplicar uma de hidratação…

Antes de aplicação devemos limpar o rosto com o nosso produto de limpeza do rosto, ou esfoliar. Após a aplicação devemos usar o tónico seguindo dos outros passos de tratamento do rosto que poderás conhecer no post anterior.

Ampolas – São concentrados mais puros de determinada vitamina, as mais famosas são de Vitamina C, mas também existem de vitamina A e E. As vitaminas, principalmente a C, em contacto com o ar perdem propriedades (a Vitamina C oxida) e por isso normalmente nos cremes não vêm concentrações tão grandes e tão puras! Existem ampolas com várias concentrações no mercado. São um tratamento de choque para a pele e devem ser utilizadas uma vez por dia (melhor à noite) em substituição do nosso sérum. Devem ser usadas por 21 dias, que é o clico de renovação da nossa pele e depois parar, pois não são produto de uso continuo. Aconselho a sua utilização nas mudanças de estação (tais como as limpeza de pele mais profundas).

Espero que tenhas gostado destes post sobre os cuidados da pele e já sabes para não perderes as postagens aqui do blog, dá like na página do Facebook ou segue pelo Bloglovin!

This content is blocked. Accept cookies to view the content.

Autor

Write A Comment

This website uses to give you the best experience. Agree by clicking the 'Accept' button.