Hoje vamos falar de desmaquilhantes! A pior coisa que podes fazer à tua pele é dormir maquilhada! Por isso uma remoção de maquilhagem eficaz é extremamente importante para uma pele bonita e de aparência jovem!

Existem diversos tipos de desmaquilhantes no mercado, óleos desmaquilhantes, cremosos, sólidos, bifásicos (que tem uma parte oleosa e outra não), desmaquilhantes líquidos, águas micelares, enfim uma panóplia.  Existem alguns que são apenas para serem usados na zona dos olhos, outros só para o rosto e há aqueles que dão para rosto e olhos (os meus favoritos, já que são mais práticos).

E sim há géis e produtos de limpeza da pele que acabam por ser um dois em um, que podem ser usados só para limpar o rosto e para desmaquilhar, contudo eu tenho sempre preferência por produtos que sejam especificamente para desmaquilhar já que acho mais eficazes, por exemplo uma espuma de limpeza, que é um produto de limpeza mais suave, não desmaquilha eficazmente uma base com mais cobertura!

Neste artigo vou então falar dos vários tipos de desmaquilhantes e nos próximos dias irei partilhar contigo os meus três desmaquilhantes favoritos do momento!

Desmaquilhante de olhos liquido: Como o nome indica são líquidos e apenas os recomendo no caso de uma maquilhagem mais soft e para pequenas correções da maquilhagem, já que não deixam qualquer resíduo oleoso na pele.

Desmaquilhante de olhos bifásicos: Têm uma parte líquida e outra oleosa, devem ser agitados antes de usar, eles são os indicados para maquilhagem à prova de água. Como removem a maquilhagem mais facilmente, não necessitam de “esfregar” tanto a zona dos olhos o que é melhor para quem tem a pele sensível, mesmo que use uma maquilhagem menos chamativa.

Em ambos os casos, devemos sempre passar os olhos por água para remover quaisquer resíduos de produto.

Água Micelar: Aquele produto que supostamente é tudo em um, ele desmaquilha, limpa etc etc etc, já existem vários tipos de águas micelares no mercado, isso dará direito a um ouro post, mas pegando nas mais “regulares” elas contém micelas que encapsulam a sujidade e maquilhagem e dizem as marcas que não necessita de enxaguar, contudo não concordo com isto, pois já várias pessoas formadas e que trabalham em ciências farmacêuticas me indicaram que se deve sim lavar o rosto após o uso de águas micelares, pois estas deixam resíduo no nosso rosto, logo o sendo um produto de limpeza que no fundo é um “detergente” a longo prazo poderá causar problemas de pele. Como essas pessoas têm mais conhecimento científico que eu nesse assunto eu confio nelas e sim confio mais nelas que nas marcas que têm como objetivo vender e que se agarraram ao atrativo de produto tudo em um que poupa tempo. Posto isto podes usar no rosto e olhos, normalmente desmaquilham bem se a maquilhagem não for a prova de água e a base não for de alta cobertura. Existem já no mercado águas micelares para maquilhagem à prova de água que são bifásicas.

Óleo desmaquilhante: Normalmente este tipo de óleos pode ser usado no rosto e olhos, contudo convém sempre confirmar essa informação no rótulo, pois produtos que não sejam indicados para uso na zona dos olhos, não foram alvos de testes oftalmológicos, logo poderá haver alguma reação, principalmente por parte de quem tenha os olhos mais sensíveis. Os óleos desmaquilhantes são muito eficazes a remover a maquilhagem e sim mesmo com pele oleosa podes usar, eles até são ótimos para usar no dia-a-dia como pré limpeza à noite mesmo que não te maquilhes, já que o óleo dissolve o óleo, logo remove melhor o excesso de oleosidade do rosto.

Para usar basta colocar um pouco nas palmas das mãos, esfregar o rosto e olhos com ele e depois enxaguar, eu gosto de usar sempre uma toalhita de pano para remover melhor e mais rapidamente o óleo do rosto.

Este tipo de desmaquilhante em contacto com a água costuma ficar com um aspeto mais leitoso e não deixam resíduos oleosos notórios, contudo peles oleosas aconselho sempre a fazerem uma dupla limpeza com um gel de limpeza adequado a esse tipo de pele.

Manteiga Desmaquilhante: Um desmaquilhante sólido com textura amanteigada que com o calor se transforma em óleo. Bastante eficaz a remover a maquilhagem de rosto e olhos, mesmo a maquilhagem mais resistente. A forma de usar é semelhante à dos óleos, retira-se um pouco do produto solido, aquece-se ao esfregar as mãos e em seguida esfrega-se suavemente o rosto, olhos e lábios.

Finalizo sempre com o gel de limpeza para pele oleosa.

Quer as manteigas quer os óleos são as melhores opções para quem tem a pele dos olhos mais sensível, pois não necessitam de ser esfregadas com os discos de algodão para remover a maquilhagem (eu uso a toalha de pano, mas é opcional isso) além de serem mais ecológicos, pois não gastamos tantos discos (apesar de já existirem discos laváveis é sempre mais ecológico não os usar).

Óleo em gel: Até agora ainda só vi este tipo de produto na The Body Shop, na gama Oils of Life, ele não é vendido como um desmaquilhante, mas devido à sua textura oleosa, ele remove muito bem a maquilhagem de rosto! Não pode ser usado nos olhos, já que não é oftalmologicamente testado. Tal como o nome indica ele tem uma textura de gel oleoso, que se transforma num leite de limpeza em contacto com a água. Deixa a pele suave sem deixar resíduos oleosos, contudo peles oleosas, na minha opinião devem ser usar um gel de limpeza após o uso deste óleo.

Desmaquilhante sólido: O único deste género que usei foi o da marca Suta, ele é como que um sabonete, mas que vem dentro de uma latinha, para ser colocado no rosto retiramos com um pincel humedecido (daqueles achatados que usamos para aplicar as máscaras no rosto) e começa a transformar-se num creme/espuma. Ele só pode ser usado no rosto e é um produto dois em um que desmaquilha e limpa a pele sem deixar resíduos oleosos. Para usar tiramos essa espuma do pincel ou pincelamos diretamente no rosto e massajamos, em seguida basta enxaguar.

Estes são os vários tipos de desmaquilhantes, qual o teu tipo de desmaquilhante favorito?

Autor

Write A Comment

This website uses to give you the best experience. Agree by clicking the 'Accept' button.