*Publicidade

Finalmente ao fim de 7 meses a morar na nova casa temos a sala praticamente pronta! Já só faltam alguns pormenores decorativos e assim que esteja completamente pronta vou colocar por aqui um vídeo de tour pela sala. Contudo a mesma já está pronta a receber visitas em casa e claro que já voltámos ao hábito que tínhamos na casa anterior que era receber amigos para jantar!

Não sou uma dona de casa exemplar, alias creio que muitas da nossa geração não o são, pois temos uma vida tão atribulada e tantas outras coisas mais interessantes para nos dedicarmos do que as lides domésticas, que acabamos por viver mais na onda do “desenrasque” e o “vai se fazendo”, no entanto gosto de receber bem em casa, por isso hoje venho partilhar contigo algumas dicas para jantares com amigos em casa.

1 – Pergunta aos convidados se existe algo que não comam, todos nós temos alguma comida que não gostamos. Por vezes esquecemos nos disto, porque acabamos por assumir que tudo que comemos os outros também comem, mas não é bem assim!

2 – Fingir que a casa está limpa e arrumada. Vá confessa lá, chega à sexta-feira e a casa já está um pouco o caos! Ou talvez a tua não esteja, mas a minha está, muita gente pensa que por trabalhar em casa tenho mais tempo para andar a arrumar as coisinhas e afins, mas é o oposto, trabalhar em casa faz com que desarrume mais e com gatos em casa ainda pior…

Neste caso temos de nos preocupar apenas com duas divisões a sala que é onde vamos receber e a casa de banho, tudo o resto, porta fechada, assim ninguém vê a desarrumação.

Dá uma limpeza e arrumação rápida nestas duas divisões. Pega em tudo que esteja lá a mais, coloca num cesto ou saco e “esconde-o” numa das divisões que irá ficar fechada, assim caso tenhas pouco tempo, não perdes tempo a arrumar, mas claro não te esqueças de arrumar no dia seguinte!

Liga o ambientador, afinal sítios que cheiram bem passam logo a impressão de estarem limpos e arrumados.

Vamos agora à parte da comida:

1 – Entradas. Fica sempre bem servir umas entradas antes do jantar, se não houverem quaisquer restrições da parte dos convidados enchidos e queijos é algo que cai bem e super rápido de preparar! Afinal é só cortar!

Pão fresco, por aqui gostamos muito da broa de milho doce do Lidl e compota que faz um contrate interessante com o queijo.

Podes também optar por umas frutas, por exemplo meloa com presunto é maravilhoso!

2 – Prato principal. Apesar de já termos comido entradas, existem sempre pessoas que comem mais que outras, por isso antes sobrar que faltar! Afinal não queremos ninguém com fome! Por isso escolhe fazer algo que se sobrar podes reaproveitar no dia seguinte, assim não falta comida a quem apetecer repetir a dose, mas também não estragas comida caso sobre!

Algumas sugestões:

– Espetadas de frango com legumes e puré de batata. Grelho em lume brando e rego com o que sobra do tempero (coloco bastante sumo de limão e vinho) além de regar com um pouco de molho de soja. Fica com um sabor interessante e não ficam secas, permitindo reaquecer no dia seguinte.

– Empadão (pode ser de carne ou legumes)

– Salada de massa fria com atum e legumes.

– Pastéis de Atum com batada doce (super simples de fazer basta cozer a batata, pisar, misturar com o atum, moldar, passar em aveia e colocar no forno a dourar) acompanhados de legumes salteados.

A evitar:

Massas e arroz caldoso, pois no dia seguinte fica demasiado mole por absorver o molho.

3 – Bebida! Se gostarem de vinho é uma boa opção. Eu não bebo regularmente vinho, mas nestas situações especiais gosto de acompanhar a refeição com um pouco. Branco ou tinto? Vai depender do prato! Sabores mais suaves vinho branco, sabores mais intensos o tinto.

Aqui em casa no jantar que demos acompanhamos as espetadas de frango grelhadas com o vinho Torre de Ferro do Lidl, se por exemplo tivéssemos optado por frango cozido em vez de grelhado ficaria melhor o vinho branco Espirito de Coa também do Lidl.

Tens aqui um artigo que poderá ajudar-te a escolher que tipo de vinho escolher mediante o prato.

4 – Sobremesa. Se os convidados se oferecerem para levarem algo, poderás sempre sugerir que levem a sobremesa! Caso contrário podes comprar já feita, por exemplo uma tarte ou semi frio. Encontra-se já facilmente nos supermercados na secção de produtos gourmet ótimas sobremesas.

Espero que tenhas gostado das minhas dicas e bom jantar!

Autor

Write A Comment

This website uses to give you the best experience. Agree by clicking the 'Accept' button.