Bases de Maquilhagem – As várias fórmulas/texturas

Existem imensas bases de maquilhagem no mercado, com as mais variadas formulas, texturas e acabamentos. Com propriedades que cuidam da pele, protegem do sol e algumas até já previnem rugas!

São tantas as ofertas que fica por vezes difícil escolher a melhor para nós!

Há uns meses coloquei no meu canal do Youtube um vídeo sobre Como Escolher Base e algo que temos de ter em conta nesse momento é justamente a textura da base!

Existem vários tipos de base, cada uma permite um acabamento diferente e serve para situações diferentes!

Base líquida: Estas podem ter vários tipos de cobertura, durabilidade e acabamento. Além disso há também algumas formuladas especificamente para determinados tipos de pele! Ou seja oferta imensa de fórmulas diferentes! As bases líquidas apesar haverem umas mais espessas e outras mais fluidas, em regra geral são fáceis de trabalhar.
Podes aplica-la com as mãos ou com um pincel. Eu tenho sempre preferência por pincéis de topo achatado.

Base em gel: Fórmula com uma textura muito leve, que proporciona uma cobertura fina e translúcida. Deves usá-la se tiveres uma pele jovem e pretenderes apenas uma cor uniforme sem cobrir manchas. No entanto nesse caso aconselho o BB ou CC cream que além de uniformizar ligeiramente a pele, hidrata e protege do sol (apesar de haverem no mercado alguns BB ou CC creams, casos raros, que não possuem FPS)

Bases HD: São bases de maquilhagem formuladas com partículas mais finas de modo a dar uma maior cobertura, disfarçar melhor poros e linhas finas mantendo um aspeto natural. Contudo o hype à volta deste tipo de base já passou e honestamente o termo HD nas bases, na minha opinião, foi mais questão de marketing que outra coisa. Pois existem imensas bases líquidas, que não possuem HD no rótulo, mas que cobrem bem imperfeições e deixam um acabamento muito natural.

Barra/Stick: Esta é uma base multiusos, serve de corretor e proporciona uma cobertura total com acabamento cremoso, pode ser usada em peles normais, secas ou mistas. Esta base dissimula manchas e cicatrizes, no entanto não é aconselhável para peles maduras, por ser muito “pesada” pois pode acumular-se nas linhas finas.

Compacta: é uma 2 em 1 – base e pó na mesma fórmula, permite uma cobertura média a total, não aconselho a peles com rugas, uma vez que semelhante à em stick, esta base pode acumular-se nas linhas finas. Se costumas ter pouco tempo para a maquilhagem ela é a base ideal para ti, pois não irás necessitar de usar corretor e pó, a menos que tenhas umas olheiras muito carregadas.

Creme efeito pó solto: Formula cremosa que proporciona uma cobertura média e um acabamento semelhante ao do pó. Indicada para peles normais e mistas. Esta base aplica-se rapidamente e com suavidade.

Hidratante com cor/BB Cream/CC cream: Cobertura leve, praticamente impercetível, pode ser usada em qualquer tipo de pele.

Minerais: Apesar de já existirem bases minerais líquidas, na sua maioria encontram-se sobre a forma de pó solto. São bases que na sua composição contém minerais moídos e sem qualquer adição de agentes químicos, sendo dessa forma a melhor opção para peles muito sensíveis e reactivas!
Estas bases também não obstruem os poros!
Um dos problemas que as bases minerais tinham, era deixarem o rosto com um aspeto “empoeirado”, contudo hoje em dia já existem bases minerais com partículas mais pequenas o que dá um acabamento mais natural e sem acumular em linhas finas e poros.

Creme/ mousse: Cobertura média a total com acabamento uniforme, deixa a pele hidratada, ajuda a dissimular as rugas de expressão por isso é a base mais indicada para peles secas e maduras. Algumas marcas já oferecem bases em mousse com formulação especial para pele oleosa. É preciso ter cuidado ao espalhar, pois se esta base for mal espalhada pode ficar com um aspeto artificial, além disso não aconselho o uso de pó por cima de uma base em mousse, pois irá sobrecarregar muito a pele.

Cushion: A grande novidade dos últimos tempos, as bases cushion são bases líquidas com embalagem pratica como as bases compactas!
Neste caso a nossa base líquida está impregnada numa esponjinha, ou género de rede, que ao ser pressionada liberta o produto. A sua embalagem traz também aplicador, aquelas esponjinhas redondas e espelho para ser mais fácil retocar ao longo do dia.
A sua textura é leve bem como o seu acabamento.

Espero que tenhas gostado deste post e que seja útil na próxima vez que necessitares de comprar base de maquilhagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This website uses to give you the best experience. Agree by clicking the 'Accept' button.